segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

SÉTIMA EDIÇÃO: RALLY CVA-BACKER 2018


Como já virou tradição no Clube de Veículos Antigos de MG, o segundo semestre trouxe um evento de formato mais simples e de baixo custo para os participantes, na grande BH mesmo, o que não impediu que tivéssemos mais uma prova de nível técnico excelente. Contando com 40 inscritos que rapidamente esgotaram as vagas disponíveis, o CVA, em parceria com o Eduardo Cançado, inovou no trajeto, evitando a região de Nova Lima e Ouro Preto e passando por Sete Lagoas, Inhaúma e Pará de Minas, no roteiro que mais exigiu dos pilotos até hoje, trazendo trechos sinuosos com médias altas de velocidade.
Briefing antes da largada: sob chuva, a recomendação de redobrar a atenção

Se, em novembro de 2017, tivemos uma prova com um tempo magnífico após uma semana chuvosa, dessa vez a situação se inverteu, com a chuva castigando os competidores o tempo todo após termos tido uma semana de muito sol em Belo Horizonte, o que não impediu que 32 dos inscritos comparecessem com máquinas maravilhosas que encheram os olhos de quem passava pelo Posto Chefão na hora da largada.
 Chevrolet 3100 1954...


... e BMW E30 1989; os contrastes em um Raid de carros clássicos são fascinantes

Ícones inéditos em eventos do CVA como Ford A Roadster 1929, BMW 325 Coupé 1989, Chevy 3100 1954 e um raro Volkswagen Split-Window 1951 dividiram espaço com os belos e assíduos Impala Coupé 1961, Charger R/T 1979, Mercedes, Alfa Romeo 2300 1975, a exótica Caterham 7 e os indefectíveis Fuscas, Galaxies e Opalas que sempre comparecem.

 Interior da Alfa...
... e as clássicas janelinhas dos primeiros Fuscas. Detalhes de um evento marcante sob lentes sensíveis de Johnny Bonneville e Gustavo Meyer

A chegada no MyBox Selfstorage, depois de 4h sob chuva, acolheu os participantes com o excelente chopp da Backer, que refrescou os ânimos para a cerimonia de premiação, que anunciou o pódio abaixo:
1 - Volkswagen Passat Flash 1.8 1987 - Rodrigo Giordano e Marcel Fernandes
2 - Alfa Romeo 2300 1975 - Geraldo Mesquita e Luís Augusto Malta
3 - MP Lafer 1980 - Bernardo Santana e Eduardo Santana
4 - Mercedes-Benz 500 SL 1992 - Paulo Bernardes e Guilherme Bernardes
5 - Mazda Miata MX-5 1992 - Clemenceau Saliba e Robert Farrer

Com um belíssimo conjunto, o Passat Flash faturou a prova com 37 pontos perdidos

Instituído no III Raid Estrada Real e muito elogiado pelos puristas, o Troféu Old School, destinado ao competidor melhor colocado sem ajuda de eletrônica, foi para a dupla Clemenceau/Farrer, quinta colocada na classificação geral.
 Tendo faturado dois troféus na prova, o sempre bem colocado Mazda Miata sorri satisfeito


A Alfa 2300, pódio no Rally Gentleman Driver's Club, ficou sumida por uns tempos e retornou para buscar um segundo lugar, com 40 pontos perdidos

Mais uma vez, coube a Milton Lapertosa faturar o troféu de veículo mais antigo a completar a prova, dessa vez num Fordinho Roadster 1929, primeiro veículo dos anos 20 a fazer uma prova do CVA (o  outro Fordinho que os leitores costumam ver por aqui é de 1931).
Às vésperas de fazer 90 anos de idade, o Fordinho completou a prova sem um único engasgo

O Troféu Batom, para a mulher que mais se destacou na prova, foi para Bernadete Mansur, que dirigiu, sob verdadeiro dilúvio, o Fusca do marido Jorge com autoridade digna de piloto profissional.
Bernadete e o Fusca: a chuva não intimidou a piloto

O Troféu Espírito Esportivo foi para a dupla Guilherme Almeida/Felipe Luiz, que saíram de Montes Claros na sexta feira, passaram a noite no hospital por causa de comida estragada, chegaram sábado em cima da hora para a largada sob chuva inclemente e, mesmo assim, buscaram um honroso 16o. lugar a bordo do Comodoro 1979.

O Comodoro veio de longe para faturar o troféu

Fazendo justiça a eventos anteriores, em que acabaram preteridos em critérios de desempate para outros carros igualmente espetaculares, os sempre presentes Dodge Charger R/T de Guilherme Machado e Chevy Impala Coupé V8 de Gustavo Lapertosa levaram, respectivamente, os prêmios de Melhor Nacional e Best of Show dessa vez.
 O nacional Dodge Charger R/T...
... e o ianque Chevy Impala: troféus mais do que merecidos há muito tempo


E assim, o CVA-MG completa mais um ano honrando suas tradições de colocar os clássicos na estrada.
Aqui, o resultado geral da prova
Aqui, os álbuns com as fotos de Gustavo MeyerJohnny Bonneville e dos participantes do evento.

terça-feira, 14 de agosto de 2018

PASSEIOS DO CVA-MG

O Clube de Veículos Antigos de MG foi criado baseado na convicção de que lugar de carro antigo é na estrada, deixando para outros clubes o foco em encontros estáticos. Mas nem só de raids e rallyes vive o CVA! Abaixo, fotos de algumas reuniões e passeios dos sócios do clube e amigos!

Passeio de Opalas - abril/2016, de Nova Lima ao Alphaville,
passando por Macacos

Visita ao Museu de Automóveis Antigos de Carmo da Mata - novembro/2016

Café da Manhã em Rio Acima - agosto/2018

segunda-feira, 30 de julho de 2018

SEXTA EDIÇÃO: III RAID CVA-ESTRADA REAL


Pelo terceiro ano consecutivo, a turma de MG e do RJ que gosta de colocar os antigos na estrada e, de quebra, aproveitar para sentir o gostinho da competição, se reuniu em Tiradentes para mais um capítulo do Raid Estrada Real, cuja tradição foi reconhecida até pela FBVA, com direito a plaquinha comemorativa oferecida pelo Diretor Regional Caio Pereira, presidente do CARR que compareceu para competir com uma impecável Rural 1972. 

Gentlemen, start your engines!

Marcada inicialmente para o último final de semana de maio, a prova teve que ser adiada para o último final de semana de julho em decorrência da greve dos caminhoneiros exatamente na semana do evento, mas, apesar de todas as dificuldades, mais de 45 carros dos 60 inicialmente inscritos compareceram e fizeram sorrir quem estava na região. A Patrocinadora Master Daniela Brandão, da Arca Conceito, se encantou com a beleza e o design dos carros do passado que, no seu entender, são uma expressão de bom gosto que tem tudo a ver com a sofisticação das peças de sua loja. O Espaço Libertas, sede do evento este ano, ofereceu sua excelente infraestrutura para que todos ficassem à vontade, bem perto dos carros, até o final da festa de premiação.

Como sempre, foram muitos carros espetaculares no evento, mas a dupla Lancia Delta HF e BMW M5 roubou todas as atenções do público

No entanto, mais do que a quantidade, foi o alto nível dos carros presentes que impressionou mais uma vez, com uma espetacular BMW M5, um legítimo Lancia Delta HF Integrale, uma Caterham 7, réplica do famoso Lotus 7 e, claro, nacionais de alto garbo, como Karmann Ghia TC, Chrysler Esplanada, os Pumas e Dojões que sempre comparecem e uma trinca de Galaxies, sendo que um deles ficou em nono na classificação geral, apesar de seu piloto nunca ter feito um raid até então!

Utilitários em estado impecável como essa dupla já se tornaram marcas registradas dos Raids do CVA

Como sempre ocorre nos raids do CVA, a competição foi em categoria única, mas com a novidade do premio especial para a dupla melhor colocada sem uso de equipamentos eletrônicos, que coube ao casal Gustavo Brasil e Mariella, que, em um Gol Star 1.8 1990, chegaram em décimo na geral e faturaram o troféu Old School.
Um verdadeiro GTS à paisana, o raro Gol Star 1.8 levou para casa o Troféu Old School

O percurso de cerca de 200 km misturou trechos de médias bem elevadas com percursos sinuosos nas estradinhas secundárias da região do Campo das Vertentes e, mais uma vez, foi muito elogiado por todos os competidores, em mais um brilhante trabalho de levantamento de trechos conduzido pelo Eduardo Cançado.

Foram três Galaxies no evento, sendo o melhor colocado o estreante 500 1979, que garantiu um ótimo nono lugar; o contraste com o MP Lafer, segundo colocado, é uma das características fascinantes de um Rally de automóveis antigos

Após pouco mais de quatro horas de prova, o resultado ficou assim:
1 - Lancia Delta HF Integrale 1992 - Rodrigo Giordano e Marcel Fernandes
2 - MP Lafer 1980 - Bernardo Santana e Eduardo Santana
3 - Dodge Dart 1970 - Alexandre Carneiro e Luciana
4 - Mercedes-Benz 500 SL 1992 - Paulo Bernardes e Guilherme Bernardes 
5 - Dodge Charger R/T 1979 - Guilherme Machado e Matheus Machado

Raríssimo em todo o mundo e possivelmente único no Brasil, o Lancia Delta HF  faturou o primeiro lugar e o Best of Show

O troféu para veículo mais antigo foi para a pick-up Ford F-3 1951 de João Loschi, enquanto o de melhor nacional ficou com uma magnífica e extremamente original Chrysler Esplanada de Tom Zé Chernicharo que, na edição de 2017, já havia faturado o mesmo troféu a bordo de um impecável Aero Willys.
Esplanada em ação com seu belíssimo ronco: melhor nacional do evento

O Troféu Batom deste ano foi para Estelamares Doria, esposa do entusiasta Tilton Barros que, por sofrer de perda progressiva da visão, praticamente não pode fazer a navegação do Escort L 1986 da dupla, deixando para a esposa as tarefas de piloto e navegadora.  
O Escort levou para casa o Troféu Batom, premio mais do que justo para a dupla mais entusiasmada da prova, apesar da limitação de visão do navegador

Pela segunda vez em eventos do CVA, o troféu Espírito Esportivo foi para um participante que, literalmente, construiu o próprio carro. Toshi Noce, veterano do Raid Estrada Real a bordo de um simpático Fusquinha, dessa vez levou sua réplica da legendária Lotus 7, construída a partir do projeto da Caterham, que comprou os direitos do modelo após a falência da famosa marca de Colin Chapman.
Outro exemplar que roubou a cena, a Caterham 7 levou o Espírito Esportivo

Finalmente, o Best of Show ficou indiscutivelmente com a campeã Lancia Delta que, além de levar para casa os dois troféus mais importantes do evento, ainda bateu o recorde de pontos perdidos em uma prova do CVA - apenas 12 pontos em mais de 4h de prova!

Opalas para todos os gostos: nos Raids do CVA, eles sempre aparecem em grande número

Até a próxima!
Aqui os links para os álbuns de fotos do evento, nas lentes de Dé Baptista, Jonhhy Bonneville e dos próprios participantes, no Facebook.
Aqui, o resultado geral do evento.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

NOVA DIRETORIA

No dia 08 de julho de 2017, no MyBox Selfstorage, em meio a mais um magnífico encontro de automóveis antigos dos membros do CVA-MG, foi eleito o novo presidente, Dr. Guilherme Lacerda, para o biênio agosto/2017 a julho/2019. Os sócios capricharam e levaram muito do que há de melhor em seus acervos. Pontiac Trans-Am, Shelby Cobra, Ford T-Bird, Willys Gordini, BMW 1800 e Dodge Gran Sedan foram um colírio para os olhos dos entusiastas em uma tarde gelada em BH. No Churrasco que se seguiu, a nova diretoria foi anunciada pelo novo Presidente:

Presidente: Guilherme Lacerda
Vice-presidente: Thiago Rocha
Diretor financeiro: Marcelo Rodrigues
Diretor Técnico: Luís Augusto Malta
Diretoria social e administrativa: Rodrigo Giordano

O álbum com as fotos do evento está aqui

domingo, 26 de novembro de 2017

QUINTA EDIÇÃO: RALLY CVA-MY BOX 15 ANOS


Pela quinta vez, desde 2015, o CVA promoveu seu Rally de Regularidade para carros clássicos - e, como ocorre desde a segunda edição, todas as vagas disponibilizadas foram rapidamente esgotadas!


A dupla Guilherme e Matheus Machado, com o resto da família no Dojão, preparada para a navegação e querendo repetir o segundo lugar alcançado em Tiradentes/2016

Contando com a ajuda se São Pedro, que nos proporcionou um dia magnífico em meio a uma semana chuvosa, 40 carros do mais alto nível compareceram ao MyBox Selfstorage no dia 25/11/2017 para a prova que marcou os 15 anos do grande parceiro do CVA desde a sua fundação. O grid, como sempre bem variado, contou com figurinhas carimbadas como o Ford A 1931 de Milton Lapertosa, a Mercedes 450 SLC de Mario Lott e a BMW 325i E30 de André Baptista, junto com estreantes interessantíssimos, como o Jaguar XJS de Thadeu Valente, um belo Apollo GLS na icônica tonalidade Azul Astral, de Bruno Baptista, e um raro Sedan (Fusca) Última Edición mexicano, de Bruno von Bentzeen, que, com apenas 5 mil km rodados, mostrou que, por mais raro e conservado que seja, carro antigo é para ser usado e dar prazer ao seu dono!

O Vocho mexicano, um dos últimos Fuscas fabricados no mundo, encantou a todos ao alinhar no grid
Muito importante observar que, cada vez mais, os entusiastas colocam os filhos no carro para a curtição e, mesmo assim, completam bem a prova, caso dos quarto, quinto e sexto colocados: família Brasil no Laika, família Lapertosa no Impala e família Machado no Charger.



Três momentos que dão ideia do prazer que o evento proporciona

Se, na quarta edição, o percurso foi em rodovias movimentadas, favorecendo os carros de maior potência, nesta prova a preferência foi pelas bucólicas estradinhas perdidas nas montanhas do entorno de Macacos e Nova Lima, percurso muito elogiado por todos, mas que deu muito trabalho aos navegadores.


Esportividade no melhor estilo americano ou europeu: nos Raids do CVA, a escolha é do freguês

Após pouco mais de quatro horas de prova, o pódio ficou assim:

1 - Mercedes-Benz 350 SL 1975 - Guilherme Fubá e Leila Lan
2 - Mercedes-Benz 500 SL 1992 - Paulo Bernardes e Guilherme Bernardes
3 - Alfa Romeo Giulia GTV 1972 - Guilherme Lacerda e Luís Augusto Malta
4 - Lada Laika 2105 1992 - Gustavo Brasil e Mariella Moia
5 - Chevrolet Impala Coupé 327 1961 - Gustavo Lapertosa e Mariana Detoni

Com apenas 21 pontos perdidos, e Mercedes 350 SL foi soberana nesta prova

Mais uma vez, o troféu de veículo mais antigo a completar o rally foi para o icônico Ford A Phaeton De Luxe 1931 de Milton Lapertosa que, inclusive, foi o tema escolhido pelo MyBox para a confecção dos troféus da prova.
Mais uma vez, o Fordinho terminou brilhantemente a prova

E, pela segunda vez, o Troféu Gentleman Driver, de espírito esportivo, foi para um competidor que acabou prejudicando sua prova para ajudar o colega em dificuldade: Jorge Mansur, que vinha bem no Porsche 944, parou seu rally para ressuscitar a bomba de gasolina do Fusca 1966 do colega Alexandre Caldeira que, nas tentativas de ligar o carro, acabou travando o motor de arranque.

O Porsche 944, que já ganhou troféu em eventos anteriores, sacrificou sua prova para ajudar o adversário

O Troféu Batom, para a mulher que se destaca nas provas do CVA, dessa vez foi para Márcia Aquino que, junto com o marido Luiz Fernando e o Fuscão 1972 Verde Hippie, compõem a única equipe que se mantém rigorosamente a mesma a completar todas as provas promovidas pelo CVA desde a sua criação!
Luiz, Márcia e o Fuscão: inseparáveis desde a primeira prova do CVA

Para o Troféu Melhor nacional, havia muitos candidatos, como um belíssimo Esplanada, dois Opala SS e mais alguns nacionais que marcaram época, mas a comissão julgadora acabou se rendendo à simpatia da impecável Chevrolet Amazona 1963 de Alexandre Santos, que levou seis membros do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima para passear nas montanhas da região.
A bonachona perua da Chevrolet, um dos carros mais inusitados para fazer rally que já apareceu nos eventos do CVA, despertou sorrisos por onde passou

E, finalmente, o Troféu Best of Show corrigiu uma injustiça ocorrida em provas passadas, quando a belíssima Alfinha GTV 1972 de Guilherme Lacerda acabou preterida no desempate com outros premiados. Troféu mais do que merecido!

Carisma Alfa Romeo, desenho de Bertone, na linda cor Azul Le Mans e absurdamente original: Best of Show indiscutível

E assim, o CVA encerra mais um ano de sucesso, consolidando um modelo simples e divertido de Rally de Regularidade, que, a cada edição, ganha cada vez mais fervorosos entusiastas.
Uma imagem como essa nem precisa de legenda
Até a próxima!

Aqui, os links das fotos oficiais do evento, clicadas por De Baptista e Johnny Bonneville.
As fotos dos participantes podem ser vistas aqui.
E aqui, o resultado geral da prova.


segunda-feira, 29 de maio de 2017

QUARTA EDIÇÃO - II RAID CVA-ESTRADA REAL


Mais uma vez, Tiradentes foi o cenário perfeito para o mais charmoso e divertido rally de automóveis clássicos de Minas Gerais. De um Ford A 1931 a um Honda Civic CRX Del Sol, todas as décadas dos anos de ouro do automóvel estiveram representadas pelos 54 inscritos. Clássicos de primeira linha dos dois lados do Atlântico, como Cadillac Series 62 Convertible 1941 e Rolls-Royce Corniche 1971, passando pelos incríveis muslce-car Plymouth GTX 1969 e Chevy El Camino SS 1970, esportivos europeus como MGB 1969, Alfa Romeo Giulia Super 1967, Mercedes-Benz 450 SLC 1976, BMW 635 CSi 1988 e BMW 2002 Ti 1970, além de nacionais de altíssimo nível, como Aero-Willys 2600, seis Dodges (dois Dart, um Charger LS, um R/T, um Gran Sedan e um Le Baron) e Puma GTE, mais os esportivos japoneses dos anos 1990 e até um soviético Lada Laika, garantiram um belíssimo espetáculo pela Estrada Real. 
Carro antigo e montanhas mineiras: combinação perfeita
Na hora da largada, a Belina encara o Honda, todos na mesma categoria
O "esquadrão Mopar" marcou presença com o ronco de 7 V8 da marca; na foto, um GTX americano e dois belíssimos Charger nacionais

Dessa vez, o percurso foi bem menos travado, favorecendo os participantes que escolheram veículos de maior potência para negociar as ultrapassagens sobre os caminhões. O ponto triste foi um acidente com uma linda Caravan SS na véspera da prova, o que não impediu a dupla Guilherme e Leila de darem um jeito de fazê-la andar no dia seguinte e ainda buscarem o quinto lugar da prova! No final, muitos elogios dos que participaram e muita festa na Pousada Pequena Tiradentes. 
O classudo Rolls-Royce se sentiu à vontade em meio a tantos esportivos

A El Camino SS brilhou em Tiradentes
O Plymouth GTX  terminou a prova num burnout em grande estilo

Os patrocinadores master Inova-Ford e LuxGlass 3M marcaram presença e, junto com apoiadores MyBox Selfstorage, Sam's Lavajato e GV Pneus/Dunlop, sortearam brindes entre os presentes. O pódio ficou com o belíssimo Gran Sedan 1977 da dupla Maurício Pires e Filipe Cançado, seguido pelo Passat Flash 1987 de Rodrigo Giordano e Marcel Fernandes e pelo Mercedes-Benz 450 SLC 1976 de Mário Lott e Bosco. O quarto lugar coube ao Mazda Miata MX-5 1992 de Clemenceau Saliba e Robert Farrer, enquanto a Caravan SS 1978 de Guilherme Fubá e Leila Lan fechou o pódio. 
O soviético Laika e o teutônico BMW pareciam prontos para reviver Stalingrado
A estóica Caravan SS, que, depois do nocaute, ainda terminou em quinto lugar, é aplaudida pelo Fusca Cabriolet 1303 e pela BMW 635 CSi

Mais uma vez, o Fordinho 1931 levou para casa o troféu de veículo mais antigo a completar a prova, enquanto o Troféu Gentleman Driver, referente ao espírito esportivo, ficou para KK Dutra que, no seu Mustang 1969, parou a sua prova para socorrer o Aero-Willys do amigo Tom Zé, em pane seca. Para este ano, dois novos troféus foram criados: o Troféu Batom, que premia a mulher mais expressiva do evento e o Troféu para o melhor nacional. O primeiro coube à Kika, duas vezes pódio em eventos passados e entusiasta do modo de navegação "old fashion", só com cronômetro e calculadora. O segundo foi para o Aero Willys 2600 1969, primorosamente restaurado pelo Tom Zé Chernicharo. Finalmente, o Best of Show foi, indiscutivelmente, para o Cadillac Series 62 1941 de José Cândido Muricy Neto que, como sempre, foi rodando (ou seria flutuando?) desde o Rio de Janeiro até o evento.
Mais uma vez, o Fordinho 1931 foi o mais antigo do evento - e completou a prova brilhantemente!

O Caddy "Best of Show" deu uma mostra do nível dos automóveis inscritos

O Dodge Gran Sedan foi o grande campeão

No final, ficou a certeza que a tradição criada pelo CVA-MG tem agradado a cada vez mais entusiastas.
Bem-vindos!
Aqui, o álbum de fotos da largada, clicadas por Júlia Dias.
Aqui, as fotos de Johnny Bonneville
Aqui, a compilação de fotos da turma que participou do evento
Aqui, o resultado geral da prova