segunda-feira, 9 de outubro de 2017

QUINTA EDIÇÃO: RALLY CVA-MY BOX 15 ANOS


Pela quinta vez, desde 2015, o CVA promoveu seu Rally de Regularidade para carros clássicos - e, como ocorre desde a segunda edição, todas as vagas disponibilizadas foram rapidamente esgotadas!


A dupla Guilherme e Matheus Machado, com o resto da família no Dojão, preparada para a navegação e querendo repetir o segundo lugar alcançado em Tiradentes/2016

Contando com a ajuda se São Pedro, que nos proporcionou um dia magnífico em meio a uma semana chuvosa, 40 carros do mais alto nível compareceram ao MyBox Selfstorage no dia 25/11/2017 para a prova que marcou os 15 anos do grande parceiro do CVA desde a sua fundação. O grid, como sempre bem variado, contou com figurinhas carimbadas como o Ford A 1931 de Milton Lapertosa, a Mercedes 450 SLC de Mario Lott e a BMW 325i E30 de André Baptista, junto com estreantes interessantíssimos, como o Jaguar XJS de Thadeu Valente, um belo Apollo GLS na icônica tonalidade Azul Astral, de Bruno Baptista, e um raro Sedan (Fusca) Última Edición mexicano, de Bruno von Bentzeen, que, com apenas 5 mil km rodados, mostrou que, por mais raro e conservado que seja, carro antigo é para ser usado e dar prazer ao seu dono!

O Vocho mexicano, um dos últimos Fuscas fabricados no mundo, encantou a todos ao alinhar no grid
Muito importante observar que, cada vez mais, os entusiastas colocam os filhos no carro para a curtição e, mesmo assim, completam bem a prova, caso dos quarto, quinto e sexto colocados: família Brasil no Laika, família Lapertosa no Impala e família Machado no Charger.



Três momentos que dão ideia do prazer que o evento proporciona

Se, na quarta edição, o percurso foi em rodovias movimentadas, favorecendo os carros de maior potência, nesta prova a preferência foi pelas bucólicas estradinhas perdidas nas montanhas do entorno de Macacos e Nova Lima, percurso muito elogiado por todos, mas que deu muito trabalho aos navegadores.


Esportividade no melhor estilo americano ou europeu: nos Raids do CVA, a escolha é do freguês

Após pouco mais de quatro horas de prova, o pódio ficou assim:

1 - Mercedes-Benz 350 SL 1975 - Guilherme Fubá e Leila Lan
2 - Mercedes-Benz 500 SL 1992 - Paulo Bernardes e Guilherme Bernardes
3 - Alfa Romeo Giulia GTV 1972 - Guilherme Lacerda e Luís Augusto Malta
4 - Lada Laika 2105 1992 - Gustavo Brasil e Mariella Moia
5 - Chevrolet Impala Coupé 327 1961 - Gustavo Lapertosa e Mariana Detoni

Com apenas 21 pontos perdidos, e Mercedes 350 SL foi soberana nesta prova

Mais uma vez, o troféu de veículo mais antigo a completar o rally foi para o icônico Ford A Phaeton De Luxe 1931 de Milton Lapertosa que, inclusive, foi o tema escolhido pelo MyBox para a confecção dos troféus da prova.
Mais uma vez, o Fordinho terminou brilhantemente a prova

E, pela segunda vez, o Troféu Gentleman Driver, de espírito esportivo, foi para um competidor que acabou prejudicando sua prova para ajudar o colega em dificuldade: Jorge Mansur, que vinha bem no Porsche 944, parou seu rally para ressuscitar a bomba de gasolina do Fusca 1966 do colega Alexandre Caldeira que, nas tentativas de ligar o carro, acabou travando o motor de arranque.

O Porsche 944, que já ganhou troféu em eventos anteriores, sacrificou sua prova para ajudar o adversário

O Troféu Batom, para a mulher que se destaca nas provas do CVA, dessa vez foi para Márcia Aquino que, junto com o marido Luiz Fernando e o Fuscão 1972 Verde Hippie, compõem a única equipe que se mantém rigorosamente a mesma a completar todas as provas promovidas pelo CVA desde a sua criação!
Luiz, Márcia e o Fuscão: inseparáveis desde a primeira prova do CVA

Para o Troféu Melhor nacional, havia muitos candidatos, como um belíssimo Esplanada, dois Opala SS e mais alguns nacionais que marcaram época, mas a comissão julgadora acabou se rendendo à simpatia da impecável Chevrolet Amazona 1963 de Alexandre Santos, que levou seis membros do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima para passear nas montanhas da região.
A bonachona perua da Chevrolet, um dos carros mais inusitados para fazer rally que já apareceu nos eventos do CVA, despertou sorrisos por onde passou

E, finalmente, o Troféu Best of Show corrigiu uma injustiça ocorrida em provas passadas, quando a belíssima Alfinha GTV 1972 de Guilherme Lacerda acabou preterida no desempate com outros premiados. Troféu mais do que merecido!

Carisma Alfa Romeo, desenho de Bertone, na linda cor Azul Le Mans e absurdamente original: Best of Show indiscutível

E assim, o CVA encerra mais um ano de sucesso, consolidando um modelo simples e divertido de Rally de Regularidade, que, a cada edição, ganha cada vez mais fervorosos entusiastas.
Uma imagem como essa nem precisa de legenda
Até a próxima!

Aqui, os links das fotos oficiais do evento, clicadas por De Baptista e Johnny Bonneville.
As fotos dos participantes podem ser vistas aqui.
E aqui, o resultado geral da prova.