quarta-feira, 9 de outubro de 2019

NONA EDIÇÃO - RALLY CONFRARIA CVA


Como sempre ocorre desde 2015, os entusiastas dos Raids de regularidade para automóveis antigos tiveram a oportunidade de colocar suas máquinas na estrada na região de Belo Horizonte, usando a excelente estrutura do MyBox Selfstorage como apoio para a chegada e confraternização, que já virou tradição no segundo semestre. 

Os Opalas costumam alcançar boas colocações nos Rallyes do CVA; se tiverem o legendário 250-S, como o da foto, a chance aumenta

Mais uma vez, o percurso foi inédito, conseguindo a façanha de superar a expectativa dos participantes, mesmo daqueles que foram assíduos nas oito edições anteriores. Marcada para 05 de outubro, a prova contou com um dia magnífico de sol para se desenvolver na região da Serra da Moeda e do Alphaville, em um percurso montanhoso cheio de variações e desafios para a navegação. 

Outro modelo perfeito para esse tipo de evento, a 350 SL ficou em sexto na classificação

Carros inéditos se misturaram aos habituais participantes em uma festa de cores e estilos de épocas diversas, com predomínio dos veículos dos anos 60 e 70, como a dupla de Chevys Impala e El Camino, as esportivas Mercedes 350 SL e Alfinha GTV, os nacionais da virada dos anos 70 Gordini IV 1968 e Puma GTE 1970 e mais nacionais do final dos anos 70 como Corcel II 1980 e Charger R/T 1979, que se uniram aos Fuscas, Dodges, Galaxies, Opalas e neocolecionáveis do início dos anos 90, aos quais se juntou um impecável Fiat Uno Mille 1991!

A Chevy El Camino debutou em um Rally

Após quase 200 km e 4h de prova, o pódio ficou assim:
1 - Alfa Romeo GTV 2000 1974 - Rodrigo Goirdano e Marcel Fernandes
2 - BMW 318iM Compact Kou Regino 1994 - Mário Lott e Bosco Tomich
3 - Chevrolet Impala Coupé 327 1961 - Gustavo Lapertosa e Mariana Detoni
4 - Dodge Charger R/T 1979 - Guilherme Machado e Matheus Machado
5 - Chevrolet Monza GLS 1994 - Alexandre Carneiro e Luciana Mara
Belíssimo exemplar sem restauração de um dos carros mais cultuados dos anos 70, essa foi a segunda GTV a faturar um Best of Show em um evento do CVA

O já consagrado Troféu Old School ficou para a dupla Gustavo Lapertosa/Mariana Detoni, que tirou a hegemonia do casal Gustavo Brasil e Mariella Moia nessa modalidade especial. Mariella, entretanto, não voltou para casa sem prêmio, tendo faturado o Troféu Batom pelo seu desempenho brilhante em provas anteriores - dessa vez, a dupla ficou em um discreto décimo lugar no Gol Star 1.8.

Sempre bem colocado, o eterno full-size da Chevrolet remete aos tempos em que Dan Gurney usava seu Impala para faturar troféus na Europa contra marcas de grife

Tendo faturado o terceiro lugar geral e o Old School, Gustavo abriu mão do Troféu Veículo Mais antigo em nome da festa, ficando este então para o "Machão", apelido carinhoso do Gordini 1968 de Vinícius Pimentel que, mesmo enfrentando alguns probleminhas mecânicos no início da prova, venceu a topografia da Serra da Moeda sem dificuldades, demonstrando a injustiça do apelido de "Leite Glória" (desmancha sem bater) que ganhou na época.

O valente Gordini venceu os trechos de serra sem dificuldade

O troféu Espírito Esportivo ficou com o argentino Juan Mastromarino, engenheiro da Fiat acostumado com os raids em seu país e que, apesar de quase ter se separado da namorada durante a prova por causa dos erros da novata brasileira, se integrou à turma, elogiando muito o evento.

A dupla dessa 500 SE foi, sem dúvida, a que chegou mais inteira no final da prova

O Premio para o melhor nacional foi para o raro e belíssimo Puma GTE 1970 de Thiago Rocha, que, se não fosse por uma sucessão de erros do seu navegador no início da prova, poderia ter disputado o pódio.
Cada vez mais raro de ser visto em ação, o Puma GTE 1970, com suas linhas dignas de qualquer berlineta italiana, anche o entusiasta brasileiro de orgulho

Finalmente, como ocorreu em Tiradentes/2018, a dupla Rodrigo Giordano e Marcel Fernandes acumulou os dois troféus mais importantes da prova, ficando a bela Alfa GTV com o primeiro lugar geral e o Best of Show. 

Rally de carro antigo sem Fusca não é rally de carro antigo!

E assim, com eventos cada vez mais elogiados e com um público já bastante consolidado, o CVA vai escrevendo a história dos rallyes de regularidade em Minas Gerais. Para os entusiastas, é garantia de diversão duas vezes por ano!

Um Corcel II e um Uno Mille antes da largada: nacionais para todos os gostos

Aqui, o resultado geral da prova.
Aqui, o álbum de fotos do evento.